Por que pessoas que sobreviveram a acidentes dão palestras motivacionais?

Pessoas que foram atingidas por raios, foram consideradas mortas e misteriosamente voltaram à vida. Pessoas que sobreviveram a quedas de aviões. Pessoas que suportaram temperaturas consideradas sobre-humanas, dentre outras situações, de repente, ‘voltam’ e começar a dar palestras motivacionais. Por que isso acontece?

Vejamos alguns casos específicos:

  • Em 1985, o alpinista Joe Simpson sofreu uma queda de mais de 30 metros quando descia o pico Siula Grande, no Peru. Como se isso não bastasse, o alpinista caiu dentro de uma fenda. Com uma perna quebrada, teve que se arrastar durante três dias até chegar ao acampamento base. Hoje, trabalha com palestras motivacionais;
  • Em 1972, um avião com 45 pessoas caiu na Cordilheira do Andes. Dezesseis sobreviventes foram resgatados 71 dias depois. Durante esse tempo, eles tiveram que sobreviver comendo a carne dos mortos para matar a fome. Boa parte dos sobreviventes dá palestras motivacionais para jovens com dificuldades;
  • Em 1995, a colombiana, doutora Glória Polo, foi atingida por um raio e teve boa parte do corpo carbonizado e órgãos internos queimados. Os médicos não viam chances de recuperação. No entanto, ao sair do coma, teve uma recuperação milagrosa. Glória passou a ministrar palestras motivacionais sem fins lucrativos contando suas experiências Post mortem.

O que há de mais comum entre essas pessoas é que elas venceram a morte e, vencer a morte, é um dos desejos mais profundos do ser humano. Realizar isso seria mais ou menos como dar um drible entre as canetas da desgraça.

Por isso, quando as pessoas passam por situações difíceis, das quais só saem vivas por meio do que chamamos milagre, elas se apressam em contar isso para os seus semelhantes. Nesse sentido, uma palestra motivacional possui uma mensagem subliminar em que o palestrante está dizendo “Eu venci a morte! Eu venci a desgraça! E se eu fiz isso, você também pode fazer”.

O fato é que, a vida, é feita por uma sequência de experiências, e o ser humano possui uma tendência a compartilhar essas experiências com outras pessoas. E as experiências mais chocantes merecem ser contadas em circunstâncias especiais, isto é, em palestras motivacionais.

You are here: Artigos Por que pessoas que sobreviveram a acidentes dão palestras motivacionais?