O controle do tempo é essencial para manter a motivação

O que você faria se fosse a uma palestra motivacional que durasse uma hora a mais do que o previsto e isso lhe atrasasse um voo de negócios para um lugar distante?

Certamente você começaria a ter problemas para encaixar os horários, perderia negócios importantes, atrasaria sua vida. Mais do que isso, esse acontecimento poderia ter-lhe tirado a motivação.

Por isso, é muito importante aprender a controlar o tempo. Mas como se faz isso? Nós não podemos parar o tempo e fazê-lo correr novamente, tal como fazemos com as teclas “Rewind” e “Fast Forward” dos gravadores.

Além do mais, Albert Einstein nos ensinou que o tempo é relativo. O tempo no Planeta Terra é diferente do tempo na Lua, por exemplo. Contudo, o que podemos fazer é controlar a maneira como usamos o nosso tempo pessoal.

Um ano possui 8.760 horas aqui na Terra. Logo, um cidadão que consiga viver 80 anos, terá 700.800 horas de vida. Como essa pessoa poderá controlar o uso desse tempo?

A primeira coisa a fazer é descobrir os propósitos essenciais de sua vida. Isto é, aquilo que realmente é importante para ela e dedicar boa parte de suas horas de vida nisso. Ela pode descobrir esses propósitos participando de uma palestra motivacional que tenha esse foco.

Desta forma, vamos calcular hipoteticamente como as horas de vida do cidadão citado acima podem ser organizadas:

  • 700.800 horas de vida;
  • 233.600 horas de sono, caso ele durma 8 horas por dia;
  • 58.400 horas de estudo, caso ele estude 2 horas por dia;
  • 147.840 horas de trabalho, descontando as férias e finas de semana;
  • 52.560 horas de infância, que também podemos chamar de horas de lazer;
  • 116.800 horas de lazer, contando as horas entre 7 e 80 anos;
  • 91.600 horas divididas em atividades como transporte, participando de palestras motivacionais ou fazendo sexo, dentre outros afazeres.

É claro que isso é uma organização bem por cima. Mas ela nos alerta no sentido de que precisamos direcionar o tempo de que dispomos para as atividades que realmente importam em nossas vidas. Do contrário, o tempo vai passar e nós ficaremos com a sensação de que não desenvolvemos os nossos talentos.

Precisamos aprender a direcionar as nossas horas de lazer, trabalho e estudo, de uma maneira que elas coincidam com os nossos propósitos particulares e essenciais, isto é, aqueles que partem dos nossos desejos mais profundos.

Ao fazer isso, nos colocamos no encalço dos nossos propósitos. E lembre-se, se você passar dos 80 anos ainda vai sair no lucro!

You are here: Artigos O controle do tempo é essencial para manter a motivação