As cores dariam uma palestra motivacional

A definição de cor dada pelos dicionários se refere, entre outras coisas, ao comprimento de onda pertencente ao espectro visível e que produz no olho uma determinada sensação.

Mas as cores são mais do que isso. Falar sobre elas daria uma verdadeira palestra motivacional. As cores não produzem apenas uma sensação nos olhos. Elas penetram na alma das pessoas, motivando-as para diversas atividades.

E aquele ditado popular tão antigo talvez não seja tão verdadeiro para outras coisas quanto o é para as cores:

“O que os olhos não veem o coração não sente”

 

Cor. Coração. As cores motivam o coração, isto é, nosso lado mais subjetivo. Alguns restaurantes captaram muito bem isso porque fazem questão de colocar seus anúncios em painéis amarelo ou vermelho, cores que atiçam as pessoas, principalmente quando elas estão com fome. E quando o lado objetivo comumente relacionado ao cérebro fica bloqueado, nós nos empanturramos com hambúrgueres.

Não é assim que funciona? Ou você nunca passou por isso?

Vamos ver a seguir, um pouco mais sobre as motivações que as cores provocam. Assim, talvez você possa usar esses conhecimentos quando for se vestir para ir a uma entrevista de emprego, para ir a um encontro com sua parceira ou parceiro ou, se você for palestrante, para aplicar uma palestra motivacional:
  • VERMELHO: Inspira motivação, atividade, excitação, iniciativa, disposição, estímulo, dentre outros aspectos;
  • AZUL: Inspira tranquilidade, profundidade, confiança, fé, segurança, serenidade, melancolia, dentre outros fatores;
  • AMARELO: Inspira alegria, otimismo, jovialidade;
  • PRETO: Inspira luto, penitência, credibilidade, poder, autoridade;
  • BRANCO: Inspira paz, pureza, limpeza, inocência;
  • VERDE: Inspira esperança, equilíbrio, suavidade, natureza;
  • MARROM: Inspira estabilidade, enraizamento, comprometimento;
  • LARANJA: Inspira criatividade, entusiasmo, vitalidade, animação.

As cores motivam emoções positivas e negativas. Por exemplo, um pouco de verde pode inspirar esperança, mas verde demais pode inspirar enjôo. Tudo depende de como a cor é usada. Devemos levar em conta que elas podem motivar emoções diferentes em diferentes pessoas.

Contudo, se você vai aplicar uma palestra motivacional, não seria nada mal se você fosse vestido com um pouco de amarelo ou laranja para passar um pouco de jovialidade, criatividade e otimismo. O que você acha?

You are here: Artigos As cores dariam uma palestra motivacional